Garanhuns participa do VII Encontro Pernambucano de Educação Matemática

Evento acontece de 02 a 04 de novembro no Colégio XV de Novembro

Com o tema “Cenários e desafios da educação matemática: da investigação à sala de aula”, a Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) – Regional de Pernambuco, realizará entre os dias 02 e 04 de novembro de 2017 a sétima edição do Encontro Pernambucano de Educação Matemática (VII Epem). O evento, promovido em parceria com a Universidade de Pernambuco (UPE) de Garanhuns, Petrolina e Mata Norte, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) nos campus Recife e Agreste, UFRPE (Sede e UAG), programas de pós-graduação e grupos de pesquisa ligados à educação matemática, será um marco para Pernambuco.

A Diretoria da SBEM em Pernambuco destaca que o estado já figura entre as três maiores regionais da SBEM no Brasil, junto com Rio de Janeiro e São Paulo.  O evento visa, entre outros aspectos, constituir um espaço de intercâmbio de experiências docentes e de pesquisas em Educação Matemática, realizadas no âmbito do estado de Pernambuco e de outras regiões do país, bem como estimular o desenvolvimento da Educação Matemática em Pernambuco, comprometida com uma intervenção pedagógica qualificada em todos os níveis e modalidades de ensino.

A programação constará de palestras e mesas redondas, com pesquisadores reconhecidos nacional e internacionalmente.  Além disso, serão oferecidas muitas oficinas de três horas de duração cada uma.  Também será um espaço para compartilhamento de conhecimentos construídos na academia e também na prática escolar sobre Educação Matemática, através da apresentação de comunicações orais, relatos e experiência e exposição de pôsteres.

Faltando dois meses para o evento, as inscrições já estão quase esgotadas, destaca o comitê organizador do evento, capitaneado pelas professoras Rosinalda Teles e Marilene Rosa. O evento extrapolou os limites “do litoral ao sertão” pernambucano. Dentre os mais de 950 inscritos até o momento há participantes de vários Estados do Brasil até do exterior. O evento será do Oiapoque ao Chuí, superando as expectativas.

Dentre os estados que se farão presentes no evento o comitê organizador destaca os estados da Paraíba, Alagoas, Bahia, Ceará, Piauí, Maranhão, Pará, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Mato Grosso e Minas Gerais. Os três primeiros com mais de 30 inscritos por estado.

Os participantes do VII EPEM são distribuídos em 4 categorias. Até o dia 08 de setembro, às 17h, estão inscritos 252 professores que atuam apenas na escola básica (Ensino Fundamental e Médio), 140 professores que atuam no Ensino Superior, 430 estudantes de Graduação, e 125 estudantes de Pós-Graduação.

A organização destaca também a participação de professores e estudantes de várias instituições de ensino superior: UFPE, UFRPE, UFPE-CAA, UPE, Facig, Unicap, Fafire, Facol, Faintvisa, Faculdade de Belo Jardim, Fachuca, Uninter, IFPE, Univasf, Fadimab, Marinha do Brasil; além da Universidade Regional do Cariri, Instituições do ensino superior da Argentina e de Portugal.

A realização do evento, que utilizará as dependências do Colégio Quinze de Novembro, sinaliza um grande impulso para a economia local, especialmente para a rede hoteleira, cuja expectativa é entre os dias 02 e 04 de novembro deste ano, ter ocupação máxima dos seus leitos. Lanchonetes e restaurantes também terão vantagens com o fluxo de pessoas na cidade num feriadão pouco explorado turisticamente na região.

Inscrições no site:  www.sbempe.com.br/epem