Garanhuns inaugura Central de Interpretação de Libras

Iniciativa é a quarta do Estado e já realizou 150 atendimentos

por CLOVES TEODORICO
26 de setembro de 2017

 

A Central de Interpretação de Libras (CIL) de Garanhuns foi inaugurada, oficialmente, nesta terça-feira (26), data em que o Brasil vivencia o Dia Nacional do Surdo. A central funciona com o objetivo de promover a comunicação entre surdos e ouvintes, garantindo o acesso às informações e a participação efetiva na sociedade, e está instalada na sede da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH). Com cerca de um mês em atividade, 150 atendimentos já foram realizados.

Na ocasião, diversas autoridades locais ligadas à instituições que atuam no fortalecimento da inclusão social de pessoas com algum tipo deficiência se fizeram presentes. O corte da fita inaugural foi feito, durante a cerimônia, pela titular da SASDH, Maria Célia Sobral, e a presidente da Associação de Surdos do Agreste Meridional de Pernambuco (Asampe), Diega Crislaine. A central é a quarta a ser instalada no Estado.

“A Central de Libras disponibiliza intérprete de Libras para casos médicos, jurídico, policial, encaminhamento e suporte ao mercado de trabalho, entre outros. Todos os atendimentos são feitos com agendamentos prévios de 24h, pode ser por telefone ou pessoalmente. Estamos garantindo a acessibilidade comunicacional aos usuários surdos nas mais diversas áreas”, disse a titular da pasta, Maria Célia Sobral.

O coordenador do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comud), José Juca de Melo, aproveitou o momento para evidenciar a importância da chegada da Central e do apoio do prefeito Izaías Régis. “É uma vitória não só do conselho, mas de todos nós que precisamos de ferramentas de comunicação como essa. Agradeço o apoio dos envolvidos desde a elaboração do projeto até hoje. Nós reconhecemos a importância dessa parceria com a gestão”, finalizou.

 

Agendamentos e funcionamento – Disponibilizando um intérprete da Língua Brasileira de Sinais, a CIL de Garanhuns serve de apoio direto para as mais diversas necessidades, incluindo a locomoção em um automóvel – doado pela Secretaria Nacional de Direitos Humanos. Os beneficiários devem agendar o uso do veículo pelo WhatsApp (87) 9 9901-3353, pelo email cilgaranhuns@gmail.com, ou pessoalmente, na sede da SASDH, localizada na avenida Rui Barbosa, bairro Heliópolis. Na sala em que funciona a CIL, existe ainda material pedagógico para auxiliar na integração dos beneficiários.

Fotos: Cloves Teodorico