Garanhuns é destaque na reunião do Sindacs em Recife

publicado: 18/09/2014 13h02,
última modificação: 18/09/2014 17h24

Município recebeu elogios pelo positivo relatório apresentado

O município de Garanhuns foi destaque na reunião do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Combate às Endemias do Estado de Pernambuco (Sindacs), que foi realizada na última terça-feira (16), na sede do Sindprev, em Recife. A reunião contou com a representação de cerca de 30 municípios pernambucanos.

Esse encontro da categoria é realizado a cada três meses, para apresentação de relatório sobre questões práticas do sindicato de cada município. Garanhuns apresentou pontos como a antecipação do piso salarial, o funcionamento do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica (Pemaq), entre outras ações realizadas durante esse período.

Um dos principais destaques do relatório foi a sanção, por parte do prefeito Izaías Régis, em junho deste ano, da lei que instituiu o piso salarial de R$ 1.014,00 para os agentes de endemias, equiparando ao dos agentes comunitários de saúde. Garanhuns é o segundo município de Pernambuco a conceder essa equiparação de valores.

A diretora do Sindacs de Garanhuns, Hilda Viana, comentou sobre a importância do momento. “Nós estamos bastante empolgados e com várias coisas em mente, pois o prefeito Izaías Régis tem nos incentivado bastante, nos concedendo respaldo e atenção, e tem cumprido todo compromisso que tinha firmado conosco. Isso reflete diretamente em nosso trabalho, um gestor que nos incentiva”, afirmou.

Na ocasião, por critérios de desenvolvimento, Garanhuns foi selecionado para receber uma sub-sede, para que possa descentralizar as ações da Capital. A nova sede será inaugurada no dia 30 desse mês, e funcionará na rua Dantas Barretos, nº5, na sala 16 do terceiro andar. A novidade, no município, além de ser um suporte na área da saúde e trazer mais reconhecimento para a categoria, faz com que a população fique mais próxima do trabalho dos agentes comunitários de saúde (ACS).

Texto: Ruthe Santana
Edição de texto: Cloves Teodorico e Jacqueline Menezes
Foto: Cloves Teodorico (Arquivo Secom)
(87) 3762.0109 (Secom/PMG)