Filig é confirmado e terá apoio da Prefeitura novamente

A terceira edição do evento será e 5 a 8 de outubro, no Sesc e Parque Ruber Van Der Linden

por EDMÉA UBIRAJARA

18 de setembro de 2017

As articulações para a realização do 3º Festival Internacional de Literatura Infantil de Garanhuns (Filig) já tiveram início. Embora diversas atividades sejam realizadas durante todo o ano,  a culminância do evento precisa de um esforço conjunto para acontecer.  Para tanto, representantes da Proa Marketing Cultural e Projetos, Autarquia Municipal de Segurança Trânsito e Transportes e secretarias de Educação, Comunicação Social, Turismo e Cultura se reuniram para definir os últimos detalhes do evento.  O Festival será de 5 a 8 de outubro no Parque Ruber Van Der Linden, das 8h às 20h. Toda a programação é gratuita.

De acordo com Camila Bandeira, da Proa – empresa que organiza o Filig, o objetivo é “contribuir para tornar Garanhuns uma cidade de leitores”. Por esse motivo o trabalho começa com uma série de ações de formação continuada para mediadores de leitura, gestores de bibliotecas e professores, sempre em parceria com a Secretaria de Educação e com o SESC.

Autores internacionais, nacionais e regionais participam do 3º Filig, a exemplo do mexicano Gabriel Pacheco; Edlon Morais, de São Paulo; Alexandra Roscoi, de Brasília; Dino Freitas (CE) e pernambucanos como Walter Moreira Santos e Elma. Além deles estão na programação várias atrações, espetáculos de artes cênicas e música, todos ligados à Literatura.

O formato será mantido como nas duas edições anteriores (2014 e 2015), com oficinas para crianças e adultos, bate-papo com autores, palestras, mesas de diálogo, espaços de leitura aberta, apresentações artísticas. Também estão previstas novidades, a principal delas é o incentivo à leitura na primeira infância e para gestantes e bebês.

Mais detalhes ainda estão sendo finalizados e serão apresentados em coletiva de imprensa no dia 26 de setembro, no Parque Ruber Van Der Linden, às 10h.

Foto: Edméa Ubirajara/Secom PMG