FIG 2017: Planetário recebe visitantes no Parque Euclides Dourado

publicado: 23/07/2017 14h58,
última modificação: 23/07/2017 14h58

Durante o festival, as visitas serão realizadas em quatro sessões diárias

por THAYNA CHAVES
com CLOVES TEODORICO
23 de julho de 2017

Os turistas que passarem por Garanhuns e a população em geral que estiver curtindo o 27º Festival de Inverno poderão conhecer de perto os atrativos do Planetário Digital Mauro Souza Lima, que fica localizado no Parque Euclides Dourado. O planetário é o primeiro do Nordeste em estrutura geodésica e conta com tecnologia digital onde, ao longo do ano, acontecem aulas de astronomia, biologia, meio ambiente, entre outras ciências. Inaugurado em 2015, o espaço tem capacidade para 40 pessoas e disponibiliza  duas vagas para cadeirantes.

As sessões do planetário abordam temas variados, explorando a astronomia, com uma visão privilegiada do sistema solar e dos fenômenos astronômicos, à biologia, permitindo um passeio no interior do sistema sensorial humano ou mesmo de uma célula. Além disso, o sistema do planetário conta com um software de simulação astronômica que permite fazer um estudo ao vivo, abrindo espaço para abordar um tema específico a pedido do professor.

Durante o FIG, até o dia 29, o planetário está atendendo ao público todas as manhãs. São quatro sessões que acontecem às 10h, 10h30min, 11h e 11h30. São distribuídas senhas a 30 minutos de cada sessão – que são abertas ao público de qualquer idade e tem como objetivo levar o espectador aos confins do Sistema Solar em pelo Festival de Inverno.

Planetário_ThaynaChaves_

Foto: Thayna Chaves – Secom/PMG