Estudantes de Garanhuns apresentam projeto de pesquisa

publicado: 27/11/2015 17h54,
última modificação: 27/11/2015 17h54

O principal objetivo do projeto Nepso é desenvolver a pesquisa de opinião como ferramenta pedagógica

Mais de 400 estudantes, matriculados em oito escolas da Rede Municipal de Ensino de Garanhuns, estão sendo beneficiados com o programa Nossa Escola Pesquisa Opinião (Nepso). Na tarde desta sexta-feira (27), as pesquisas realizadas por eles durante este ano, por meio do programa do Instituto Paulo Montenegro, foram apresentados ao professores da Rede Municipal de Ensino. O principal objetivo do programa é desenvolver a pesquisa de opinião como ferramenta pedagógica. O momento de exposição dos trabalhos desenvolvidos foi realizado no Seminário São José, na avenida Rui Barbosa.

O Nepso, que neste ano chega a sua quarta edição em Garanhuns, é realizado numa parceria entre a Universidade Federal Rural de Pernambuco, da Unidade Acadêmica de Garanhuns (UFRPE/UAG), e o Governo Municipal, por meio da Secretaria de Educação e Esportes. A primeira parte do programa é a universidade realizando o Curso de Extensão, que neste ano tem como temática os Indicadores de Qualidade da Pesquisa do Nepso. A partir desse curso, os 16 professores da Rede Municipal de Ensino, desenvolvem a metodologia para realizar uma pesquisa junto aos seus alunos, que participam integralmente do trabalho, inclusive na escolha do tema. Após a escolha, os estudantes começam a pesquisa e estudar sobre o tema e, a partir disso, definem a amostra da pesquisa para elaboração do questionário.

Neste ano, o público-alvo do projeto são estudantes da Educação Infantil e dos primeiros anos do Ensino Fundamental. A professora da Rede Municipal de Ensino Joelma Arcoverde, que é a responsável por manter o vínculo, neste projeto, entre a UFRPE e a Secretaria de Educação falou sobre o momento. “Os trabalhos que estão sendo apresentados aqui estão maravilhosos. São momentos como esse que nos mostram que estamos no caminho certo. Com esse projeto nós iremos promover aos estudantes da Rede Municipal de Ensino a importância da iniciação à pesquisa e a investigação em nossas escolas. Com isso nós acreditamos que eles chegarão à universidade já com uma perspectiva de criticidade, influenciando assim na construção de uma formação cidadã”, afirmou Joelma.

Amanhã (28), os estudantes, que estão sendo beneficiados com o programa, irão apresentar as pesquisas realizadas à população. O momento de exposição de trabalhos, que será aberto ao público, acontecerá a partir de 8h e segue até 12h, no Parque Euclides Dourado, localizado na Avenida Júlio Brasileiro, no bairro Heliópolis.

IMG_9443 IMG_9448 IMG_9444

Texto e fotos: Ruthe Santana
Edição de texto: Cloves Teodorico
Informações para a imprensa:
(87) 3762.0109 (Secom/PMG)