classSaúde

Dezembro Vermelho alerta para prevenção contra vírus HIV

Campanha realizada pela Secretaria de Saúde teve início nesta sexta (01)

por AQUILLES SOARES
01 de dezembro de 2017

O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, dá início nesta sexta-feira (01), data em que foi instituído o Dia Mundial de Combate ao HIV/Aids, às ações da Campanha Dezembro Vermelho. A iniciativa busca alertar a população sobre a importância de prevenir e combater o vírus HIV. Ao longo do mês, serão desenvolvidas diversas atividades como forma de orientação sobre a Aids e demais infecções sexualmente transmissíveis (IST’s). A primeira ação aconteceu em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), na BR-423, onde foi realizada a “Blitz Vermelha”.

Com o apoio dos policiais, as equipes do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), da Atenção Básica e do Programa Nacional de Imunização (PNI), abordaram motoristas de veículos de pequeno e grande porte, realizando 31 vacinas de tétano, e 100 testes rápidos de HIV e sífilis. “Estivemos aqui com a blitz do Novembro Azul, e percebemos a necessidade de conscientização deste público, principalmente dos caminhoneiros, para assim promover o combate às IST’s”, afirmou a coordenadora de projetos sociais da Secretaria, Laila Brasil.

A programação preventiva se estenderá durante todo o mês de dezembro com atividades externas em locais estratégicos. A próxima parada do Dezembro Vermelho será no Espaço Cultural Luís Jardim, no Centro, no dia 12 deste mês, 09h, com a participação do ônibus da Prevenção da Secretaria Estadual de Saúde (SES).

Fotos cedidas pela Secretaria Municipal de Saúde