classSaúde

Crianças e adolescentes são vacinados no Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação

Mutirão tem o intuito de atualizar cartões de vacina e evitar o reaparecimento de doenças

por DANIELA BATISTA

16 de setembro de 2017

O Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação está sendo realizado durante este sábado (16), até as 17h. A iniciativa é uma recomendação do Ministério da Saúde, que busca atualizar os cartões de vacina de crianças e adolescentes de até 15 anos e evitar o reaparecimento de doenças já controladas ou mesmo eliminadas no Brasil. Em Garanhuns, a Secretaria de Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI) está mobilizando mais de 200 servidores em 38 pontos de vacinação para o mutirão.

No município, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), incluindo Zona Rural, e dois pontos localizados no Espaço Colunata e Praça Souto Filho, conhecida como Praça da Fonte Luminosa, estão imunizando crianças e adolescentes com 21 tipos de vacina, que previnem doenças como tuberculose, paralisia infantil, sarampo e HPV.

“Eu acho uma iniciativa muito boa. É preciso que as pessoas se conscientizem que essa oportunidade é única e tragam as crianças para atualizar, porque facilita muito ser em um fim de semana”, explicou o recifense que vive atualmente em Garanhuns, Marcio Azevedo. Ele e sua esposa, Andrea Lins, levaram a filha, Maria Júlia, de 11 anos de idade, para receber a segunda dose de HPV.

A campanha segue até a próxima sexta-feira (22). Para vacinar-se basta comparecer até uma das unidades, portando a caderneta de vacinas em mãos, para que seja verificada a dose faltante.

Fotos: Daniela Batista – Secom/PMG