Construção de Unidade de Pronto Atendimento é iniciada em Garanhuns

publicado: 19/08/2014 17h47,
última modificação: 04/09/2014 15h35

UPA em Garanhuns dará suporte aos 135.000 habitantes, por meio de atendimento de urgência e emergência

Foi iniciada, em Garanhuns, no Agreste Meridional de Pernambuco, a construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que funcionará 24h por dia. A unidade está sendo construída no bairro Francisco Figueira – Cohab II. A UPA terá um serviço de emergência de 24h durante os sete dias da semana, que se diferencia da Unidade de Pernambucana de Atendimento Especializada (UPAE), que já funciona em Garanhuns. Ela vai funcionar intermediando as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e os hospitais.

O secretário de Saúde do município, Arlindo Ramalho, comenta sobre a importância da obra para Garanhuns. “A UPA em Garanhuns será um ótimo suporte para o município, vai ajudar a desafogar o Hospital Regional Dom Moura, dando suporte aos 135.000 habitantes garanhuenses. Para a manutenção da unidade, 50% será de responsabilidade da prefeitura, a outra metade é pactuada com o Governo Federal”, detalha.

As UPA’s fazem parte da Política Nacional de Urgência, lançada pelo Ministério da Saúde, no ano de 2003. Elas têm por finalidade resolver grande parte das urgências e emergências, ajudando na diminuição das filas nos prontos-socorros dos hospitais. Em localidades que possuem UPA, 97% dos casos são solucionados na própria unidade. A unidade em Garanhuns irá ampliar e melhorar o acesso da população aos serviços de urgência no Sistema Único de Saúde (SUS).

“A UPA 24h foi uma conquista nossa junto ao Governo Federal que agora começa a se concretizar. Essa unidade vai ajudar a melhorar o atendimento de saúde à nossa gente, oferecendo serviços durante toda a semana,” comentou o prefeito Izaías Régis.

IMG_0177 (1)


 

Texto: Ruthe Santana
Edição de texto: Cloves Teodorico e Jacqueline Menezes