Combate à violência contra o idoso é tema de discussão em Garanhuns

publicado: 29/09/2016 14h58,
última modificação: 29/09/2016 14h58

O seminário marca a abertura da programação em alusão ao Dia Internacional da Pessoa Idosa

Por RUTHE SANTANA

Em alusão ao Dia Internacional da Pessoa Idosa, vivenciado no dia 1º de outubro, o Núcleo de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa de Garanhuns (Neviga) e o Conselho do Idoso realizaram uma programação. Com o tema “Cuidar é Preciso”, as atividades iniciaram nesta quinta-feira (29) e seguem até o dia 7 de outubro. Com o mesmo tema da mobilização, um seminário foi realizado nesta manhã, no Chalé Recepções II.

Com um público de aproximadamente 200 pessoas, a capacitação foi direcionada aos profissionais da Saúde, da Assistência Social, da Secretaria da Mulher e da Secretaria de Educação. O seminário contou com palestra sobre o Conselho do Idoso, prevenção ao suicídio, vigilância de violência e violência contra a pessoas idosa. O seminário ainda contou com a apresentação cultural do grupo Reviver do Serviço Social do Comercio (Sesc) Garanhuns.

O secretário de Saúde esteve presente no encontro e falou da importância da capacitação. “Estou muito feliz por vivenciar esse momento e por oportunizar para esses profissionais uma capacitação como essa, pois eles irão contribuir ainda mais com esse enfrentamento. No dia a dia a população precisa disso, pois muitas vezes essa violência está embutida nos lares das pessoas e não vemos isso.  Discutir esses temas e ter um evento como esse é muito valoroso, para que os profissionais possam contribuir com a conscientização à população para o respeito com os nossos idosos.

Criado em 2014, o Neviga atua hoje como porta de entrada de denúncias contra as pessoas idosas. “A gente recebe a denúncia e filtra, faz a visita e ver se a denúncia procede ou não. Caso proceda, fazemos o acompanhamento desse idoso, por meio de visitas, para que fiquemos certificados de que aquele idoso não sofrerá mais nenhum tipo de violência. E nesse momento aqui, nós estamos capacitando cada profissional, para que eles estejam aptos a trabalhar combatendo a violência ao idoso dentro de sua comunidade”, afirmou a coordenadora do núcleo, Bruna Paixão.

1b212aa0-696c-444e-90d3-fc2a79a08cd5 683969da-b95c-4a1a-bd2e-5ac96d6f6d96


Fotos: Ruthe Santana – Secom/PMG
Data: 29/09/2016

Atendimento à imprensa:
(87) 3762.0109