Campanha Outubro Rosa inicia sexta-feira (02), em Garanhuns

publicado: 29/09/2015 12h29,
última modificação: 29/09/2015 12h29

A campanha, de nível nacional, tem o objetivo de chamar a atenção da população para o combate ao câncer de mama e de colo do útero

Em mais um ano, Garanhuns está engajado na realização da campanha nacional “Outubro Rosa”. A mobilização visa chamar a atenção da população para a realidade atual do câncer de mama e do colo do útero, sensibilizando as mulheres para a importância do diagnóstico precoce. A campanha será aberta, oficialmente, em Garanhuns, no dia 2 de outubro, no Centro de Especialidade da Saúde da Mulher e da Criança (Cesmuc), localizado na avenida Simoa Gomes, bairro Heliópolis, a partir das 8h.

Durante todo o mês de outubro, as ações voltadas à saúde feminina serão intensificadas em Garanhuns, com o intuito de promover a saúde e qualidade de vida desse público. A coordenadora do Cesmuc fala sobre a motivação para a realização da campanha. “Cada ano vem aumentando a adesão a esse movimento mundial e para nós o importante é, na realidade, focar esse sério assunto nos 12 meses do ano, já que a doença é implacável e se faz presente não só no mês de outubro. No entanto, este mês é representativo para a causa, tornando-se especial e destacando-se dos demais”, comenta Fernanda Arruda.

Gabriela Ribeiro, que atua no setor administrativo do Cesmuc, fala sobre a expectativa dos profissionais de saúde para a realização da campanha deste ano. “Em 2015, nós continuaremos divulgando, de um modo simples e verdadeiro, a importância da luta contra o câncer, mobilizando o maior número de pessoas”, afirmou. Gabriela ainda informa que as mulheres que desejarem fazer os exames de citologia e mamografia podem procurar diretamente a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da sua residência.

A programação para a campanha durante o todo o mês de outubro será intensa. No dia 18 de outubro será realizado o “Movimento pela Vida”, no Parque Euclides Dourado. No dia 22, diversas ações do “Outubro Rosa” serão promovidas no Projeto Colmeia, que é realizado pelo Serviço Social do Comércio (Sesc). No dia 23, haverá uma caminhada de conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e câncer de colo do útero. E para finalizar a mobilização em Garanhuns, o Dia D da campanha acontecerá no dia 29, no Espaço Colunata.


Texto: Ruthe Santana
Edição de texto: Cloves Teodorico
Informações para a imprensa:
(87) 3762.0109 (Secom/PMG)