Campanha de Multivacinação inicia sábado em Garanhuns

última modificação: 03/03/2015 11h20

Ação acontece em todas as Unidades de Saúde e crianças
de 0 a 5 anos de idade não podem faltar

Começa neste sábado (24), a Campanha Nacional de Multivacinação para atualização do Esquema Vacinal. A ação é voltada para crianças de 0 a 5 anos de idade e acontece em todas as Unidades de Saúde da Família (USF) de Garanhuns. No dia D que será neste sábado, também haverá pontos de vacinação na Praça Souto Filho e Largo da Colunata, das 08h às 17h. A campanha segue até o dia 30 deste mês, e durante toda a semana os atendimentos serão intensificados nos postos de saúde, dentro do horário de funcionamento.

Neste período serão ofertadas todas as vacinas do calendário básico de vacinação para crianças, como: coqueluche, difteria, tétano, hemófilos tipo B, hepatite B (pentavalente), tríplice viral, pneumo 10-valente (pneumonias, sarampo, cachumba e rubéola), meningocócica C (meningite tipo C), rotavírus, pólio (oral/ injetável), e BCG. Pais ou responsáveis deverão levar seus filhos aos locais de vacinação, munidos do cartão de vacinas. A pretensão é atender 10.500 crianças.

“O nosso sucesso depende do comparecimento de todas estas crianças às Unidades de Saúde. A vacinação é o meio mais eficaz de promoção e prevenção de doenças preveníveis por vacinação. Ao longo dos anos vem se reduzindo a mortalidade de crianças menores de cinco anos de idade, pois estas campanhas objetivam produzir a imunidade coletiva e individual”, declarou Joana D’arc Ferreira Freitas, coordenadora do Programa de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde.

A Campanha Nacional de Multivacinação é uma realização do Ministério da Saúde por meio do Programa Nacional de Vacinação, e em Garanhuns a ação é realizada pelo Governo Municipal, por meio da Secretaria de Saúde.

Texto: Cássia Amaral
Edição: Cloves Teodorico / Jacqueline Menezes