Campanha contra hanseníase e verminoses deve alcançar 15 mil crianças em Garanhuns

publicado: 30/09/2014 13h51,
última modificação: 30/09/2014 13h51

Ações serão realizadas até o dia 15 de outubro

A campanha contra hanseníase e verminoses vem sendo vivenciada em todo o Brasil. Em Garanhuns, no Agreste Meridional de Pernambuco, as ações começam na próxima quinta-feira (02) e seguem até o dia 15 deste mês. Todas as escolas públicas, municipais e estaduais, receberão a conscientização. Durante a campanha, os alunos de 5 a 14 anos de idade serão medicados, caso necessário. O objetivo é atender cerca de 15 mil crianças.

A primeira etapa da campanha será a visitação nas escolas, em reunião com os pais, apresentando os riscos das doenças, como elas atingem as crianças e como devem ser tratadas. A partir de então, o objetivo é identificar casos suspeitos de hanseníase através do “método de espelho”, que é a ficha de autoimagem. Os casos identificados, também de verminoses, serão encaminhados à rede básica de saúde para confirmação e posterior tratamento.

A coordenadora do Núcleo de Atenção Permanente, Danielle Chianca, fala sobre a necessidade da participação dos pais, nesse processo. “É muito importante que haja envolvimento dos pais ou responsáveis, gestores escolares, professores e profissionais de saúde, pois todos são responsáveis pelo sucesso de cada etapa desta campanha”, comentou. A campanha, no município, é uma realização da Secretaria de Saúde em parceria com a Secretaria de Educação e Esportes.


Texto: Ruthe Santana
Edição de texto: Cloves Teodorico
Foto: Divulgação
Informações para a imprensa:
(87) 3762.0109 (Secom/PMG)