Assistência Social de Garanhuns participa de seminário estadual sobre microcefalia

publicado: 26/02/2016 12h29,
última modificação: 26/02/2016 12h29

O objetivo do seminário foi aprofundar as discussões sobre os casos de microcefalia e discutir os cuidados que devem ser tomados para atender as famílias

 Por RUTHE SANTANA

Com a finalidade de aprofundar as discussões sobre os casos de microcefalia em Pernambuco e discutir os cuidados que devem ser tomados para atender às famílias, foi realizado ontem (25), em Recife, o seminário estadual “Microcefalia e os Cuidados Socioassistenciais”.  O encontro, realizado das 9h as 17h, no auditório da Faculdade Franssinetti do Recife (Fafire), contou com a participação de gestores e técnicos da área socioassistencial dos municípios pernambucanos e órgãos envolvidos. Tendo em vista a relevância do evento e a realização das ações que Garanhuns vem desenvolvendo nesse tema, a secretária de Assistência Social de Garanhuns, Célia Sobral, juntamente a três técnicas da pasta participaram do seminário.

O seminário buscou, sobretudo, alinhar a importância do papel da assistência social no acompanhamento e inserção das famílias no Cadastro Único e demais programas sociais, por meio da discussão de propostas e sugestões de ações. No período da manhã, foram apresentados alguns painéis sobre saúde, assistência social e benefícios para as pessoas com microcefalia e seus familiares. Pela tarde, houve um debate a fim de fortalecer as atividades que visam cuidar das famílias com crianças notificadas com microcefalia, no Estado.

Para a secretária de Assistência Social de Garanhuns, Célia Sobral, esse momento foi essencial para demonstrar as ações que já estão sendo implantadas em nosso município “Sabemos que é necessária a integração de toda a população para ações preventivas, porém é inadiável a necessidade de promovermos ações para proteção social às famílias com casos identificados com microcefalia no âmbito SUAS. Estamos cientes que nós, da Assistência Social, temos um papel importantíssimo na acolhida e na proteção dessas famílias, por isso temos trabalhado diariamente com essa finalidade. Os nossos centros foram capacitados para a sensibilização dos casos de microcefalia, cumprindo papel de acolhimento, de proteção, cuidado e prevenção, como também a garantia dos direitos sociais e promovemos, também, ações de combate ao vetor. Fiquei muito feliz por termos sido citado como exemplo, devido as nossas ações”, completou.

O seminário foi realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), como mais uma ação de fortalecimento uma agenda de ações de atendimento aos casos de famílias com crianças, sejam elas nascidas ou intra-útero, identificadas com microcefalia em Pernambuco.

20160226044141


Fotos: cedidas pela Secretaria de Assistência Social
Data: 25/02/2016
Atendimento à imprensa:
(87) 3762.0109