Aproximadamente 11 mil pessoas já visitaram o Planetário de Garanhuns

publicado: 29/12/2015 10h51,
última modificação: 29/12/2015 10h51

Atualmente, o espaço atende instituições de ensino de Garanhuns e região mediante agendamentos realizados na Secretaria de Educação e Esportes

O Planetário Mauro de Souza Lima, instalado no Parque Euclides Dourado, bairro Heliópolis, já recebeu aproximadamente 11 mil pessoas, entre estudantes e público em geral, desde sua implantação, em março deste ano. A ferramenta tecnológica, que é a primeira do Nordeste com estrutura geodésica, contribui com o ensino de ciências e astronomia nas escolas e com a divulgação científica para a comunidade. O instrumento digital de aprendizagem e entretenimento, que permite a visualização, por meio de projeções, de mais de 100 estrelas, constelações, planetas, cometas, eclipses, entre outros fenômenos, é constituído por uma cápsula com capacidade para 40 pessoas.

No total, o planetário atendeu 7.790 estudantes, de mais de 230 turmas, distribuídas em 63 instituições – 3.164 pessoas foram atendidas nas programações dos sábados. Fazem parte dessas visitas instituições municipais, estaduais e particulares. Das turmas, 156 são da Rede Municipal de Ensino, o que representa 67,5% do total de turmas visitantes. O tempo médio de cada sessão é de 45 minutos, composta sempre por uma apresentação ao vivo, elaborada pelo profissional do planetário ou professor, em que são explorados conceitos e fenômenos astronômicos visíveis em datas e locais específicos, além do filme escolhido pelo responsável pelo agendamento.

As sessões do planetário abordam temas variados, explorando desde a astronomia, oferecendo uma visão privilegiada do sistema solar e dos fenômenos astronômicos, à biologia, permitindo um passeio no interior do sistema sensorial humano ou mesmo de uma célula. Além disso, o sistema do planetário conta com um software de simulação astronômica que permite fazer um estudo ao vivo, abrindo espaço para abordar um tema específico a pedido do professor. O planetário possui poltronas confortáveis e totalmente reclináveis.

Atualmente, o planetário atende, de segunda a sexta-feira, as instituições de ensino de Garanhuns e região interessadas em visitá-lo, mediante agendamentos, realizados na sede da Secretaria de Educação e Esportes, localizada na rua Siqueira Campos, no centro da cidade; ou por meio do telefone (87) 3762-7060. Além dessas visitas, com fins pedagógicos, o público em geral também tem a oportunidade de usufruir do espaço aos sábados à tarde, com uma programação mais recreativa. Aos sábados, o atendimento é feito em quatro sessões, que iniciam às 15:00/15:30/16:00 e 16:30 e são realizadas com um público mínimo de 20 pessoas por sessão.

Aproximadamente 11 mil pessoas já visitaram o Planetário de Garanhuns 3 Aproximadamente 11 mil pessoas já visitaram o Planetário de Garanhuns

Texto: Ruthe Santana
Edição de texto: Cloves Teodorico