Ação de combate ao fumo aconteceu em Garanhuns

publicado: 29/05/2015 13h25,
última modificação: 29/05/2015 13h27

Serviços de saúde gratuitos foram oferecidos à população, no Espaço Colunata

A ação de sensibilização, em alusão ao Dia Mundial Sem Tabaco, foi realizada na manhã de ontem (28), em Garanhuns. As atividades, que aconteceram no Espaço Colunata, no centro, tiveram o objetivo de chamar a atenção da população, principalmente dos adolescentes e adultos, para os perigos à saúde da população, causados pelo fumo. Com esse intuito, serviços gratuitos de saúde foram oferecidos à população, até às 12h. O Dia Mundial Sem Tabaco tem sua data de comemoração instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS), no dia 31 de maio.

O momento serviu também para incentivar a prática de hábitos saudáveis. Em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc), foi realizada uma ação de combate à fome e ao desperdício alimentar. Alimentos produzidos com material reaproveitado foram distribuídos, como uma forma de incentivar a alimentação saudável, que é um dos fatores principais para uma saúde de qualidade. A garanhuese Maria Lúcia, de 56 anos de idade, participou da ação e comentou sobre os serviços. “Esse evento está sendo importante, porque estamos sendo orientados sobre os riscos do cigarro e sobre a prevenção da pressão e do açúcar no sangue. É um alerta para cuidamos da nossa saúde, em todos os sentidos.”, afirma.

Nutricionistas, dentistas, educadores físicos e técnicos de enfermagem realizaram aferição arterial, teste de glicemia, avaliação física, entregaram um material informativo e ofereceram orientações nutricionais e de saúde bucal, entre outros serviços, para a conscientização da população. A equipe de profissionais, que desenvolveu a ação, alertou os que têm interesse em parar de fumar, a buscarem o Programa Municipal de Tabagismo, oferecido em Garanhuns, a fim de iniciar o tratamento.

A população foi orientada quanto aos perigos do fumo, as formas de prevenção e a importância de tratamento. “Estou bastante satisfeita, pois apesar da chuva e do frio, muitas pessoas têm vindo aqui e buscado orientação a respeito dos perigos do fumo e de saúde, de um modo geral. É importante saber desse interesse da população”, afirmou a coordenadora do Núcleo de Promoção à Saúde de Garanhuns, Rayana Gundes. O tema definido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para este ano é “Fim do comércio de produtos de tabaco” para ser trabalhado internacionalmente.

IMG_2542


 Texto e fotos: Ruthe Santana
Informações para a imprensa:
(87) 3762.0109 (Secom/PMG)