Abertura da Semana Nacional de Combate ao Tabagismo aconteceu nesta segunda (28)

publicado: 11/01/2018 23h40,
última modificação: 11/01/2018 23h52

Atividades seguem até a próxima quinta-feira (31), na sede do Centro de Atenção Psicossocial AD

por AQUILLES SOARES

28 de agosto de 2017

Segue até a próxima quinta-feira (31), a programação de atividades da Semana Nacional de Combate ao Tabagismo. Uma ação realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Atenção Psicossocial (Caps AD). A abertura, realizada nesta segunda (28), na sede do serviço, contou com a participação de aproximadamente 40 pessoas, entre pacientes e visitantes. Além de profissionais do curso técnico de enfermagem do Centro de Ensino Técnico de Arcoverde (Ceta).

As ações buscam alertar aos participantes sobre os efeitos da nicotina e os males da dependência para os fumantes, por meio de palestras sobre redução de danos, com aferição de pressão arterial e glicemia capilar, e caminhada para promover incentivar hábitos saudáveis entre os pacientes.

A grande adesão é essencial para que um público maior seja atingido, como explica o coordenador de Saúde Mental do município. “Boa parte já é atendida aqui, esperamos que eles possam levar essa ação para os seus bairros e outros serviços pelos quais são beneficiados. Será uma semana repleta de palestras e conscientização no que diz respeito à redução de danos”, afirmou Raimundo Pedrosa.

Alan Miranda, 28 anos, faz uso da política de redução de danos do serviço há três meses, e participou das atividades de hoje. “Há 20 dias que parei de fumar com a ajuda de todos daqui. O trabalho é feito não apenas para nós que somos atendidos no Caps, mas para que toda população se conscientize que o tabagismo faz mal”, declarou.

Nesta terça (29), será realizada uma ação esportiva com os pacientes beneficiados pelo serviço, começando com uma caminhada até o Parque Euclides Dourado. No local, um educador físico irá promover atividades que incentivam hábitos saudáveis. Na quarta-feira (30), os pacientes poderão vivenciar um momento cultural, com música, dança e artesanato, além da presença de um sanfoneiro, responsável por animar a ocasião.

Fotos: Aquilles Soares – (Secom/PMG) e cedidas pela Secretaria Municipal de Saúde

Semana Nacional de Combate ao Tabagismo - Caps AD - 28.08 (1) Semana Nacional de Combate ao Tabagismo - Caps AD - 28.08 (2) Semana Nacional de Combate ao Tabagismo - Caps AD - 28.08 (2)